Vista da cidade
Foto: Adilson Caseli
Fonte da imagem: http://www.ferias.tur.br/fotos/1846/celina-es.html
Escola Sirena Rezende Fonseca
Onde eu estudei!!!
Fonte da imagem: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_2/celina.htm
HISTÓRICO DA LINHA:
O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive, do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.
A Estação após a reforma, onde atualmente funciona a agência de correios e cartório da cidade.
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEniqX7MmTO9KL0qGgErZP2H4xBk_51iARDUT_aYhG-ZND2R_AxLFXfexL06UYP8NzOtjb4RMd0KFdu1QPxnRNCePDevKkcDlFYFeS3OnFk2xsUuX60lyJSCT6FyXZCdfmlHV3Wxz_lIAt/s1600-h/fies15+028.jpg A ESTAÇÃO: A estação de Celinafoi inaugurada em 1913 (*), no prolongamento do ramal, aberto entre Alegre e Espera Feliz, na linha do Manhuaçu, em Minas Gerais. Há fontes que citam a data de 24 de setembro desse mesmo ano, e até em maio do ano anterior, 1912. "Consegui através de uma Sociedade dos Amigos de Celina (SOCELI) salvar e restaurar a nossa estação ferroviária, motivo de muito orgulho para todos nós celinenses. Hoje ela está totalmente restaurada, como os ingleses a construíram no inicio do século passado, e abriga o cartório de registro civil e a agência dos Correios do distrito de Celina. Em breve ainda este ano, vamos também instalar no seu interior, um posto bancário do BANESTE. A sua inauguração ocorreu em maio de 1912, segundo dados que encontrei nos arquivos da rede ferroviária federal no Rio de Janeiro. O trem de passageiros foi desativado em 1967, os trilhos foram arrancados em 1972 e presenciados por mim, que lá morava, com muita tristeza" (Joseni Gouvêa, 11/2005).

Casarão antigo próximo à estação
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_2/celina.htm
A história da igreja: http://quintaldoguimil.blogspot.com/2009/10/celina-es.html
Igreja católica de Celina
A história da igreja: http://quintaldoguimil.blogspot.com/2009/10/celina-es.html
Encontrei na internet comentários de internautas sobre Celina, muitos que moram na cidade e eu os conheço:
Por: Marilândia
Por: Joseni gouvêa
Por: adriana sousa barros vieira
Por: Maria da Penha Lima Fraga
Por: sebastião brasil
Por: Ronaldo Riguetti
Por: Maria da Penha
Por: wilian bittencourt filho
Por: verginia maria rodrigues
Por: Ana
Eu já fui:
Celina é distrito de Alegre-ES!
Fica próxima da região do Caparaó e fica também bem próxima à Cachoeira da Fumaça (cartão postal de Alegre).
Sobre os eventos da cidade:
Em junho/julho são realizadas festinhas juninas e julinas, com direito a fogueira e tudo!
E em setembro as escolas organizam o desfile de 07 de setembro!
Bom... essa é minha cidade, apesar de ter residido na zona rural (distante alguns km.), foi nessa cidade onde estudei, fiz grandes amigos e vivi bons momentos de minha vida!
Realmente... uma cidade pequena, onde todos se conhecem e as pessoas são muito solidárias! Se uma pessoa adoece... todas as igrejas e todos os moradores oram pelo enfermo! Se alguém falece... a cidade toda chora e segue o cortejo até o cemitério.
Lá... você vê lindas casinhas coloridas, muito bem cuidadas pelos moradores!
Sinto uma sensação muito boa quando ouço os sinos da igreja tocar! A tranquilidade da cidade é algo explêndido, as pessoas caminham tranquilamente pelas ruas... os namorados namoram no jardim da Igreja.. enfim... No inverno o frio é intenso, na imagem acima da Estação Ferroviária é notável a névoa na foto! rs
A cidade esta crescendo, hoje já possui mais estrutura como: restaurante, pousada, posto de gasolina e lanchonete!
O casarão abandonado da foto acima era residência de uma tia de minha mãe, a Tia Maria do Carmo. No dia do casamento dos meus pais minha mãe se produziu nessa casa, rs, eu tenho uma foto da minha mãe lindaaaa vestida de noiva descendo as escadas, emocionante olhar para o Casarão e lembrar dessa foto!
Emocionante também é ouvir a D. Hilma cantar a música da cidade:
Celina cidade pequena
De lindas pequenas, parece um jardim
Celina tem ouro, tem gado
Tem céu estrelado, riqueza sem fim
O teu nome está cheio de glória
Gravado na história deste meu Brasil
Não te esqueço cidade bonita
Cartão de visita dum povo gentil
Hó Celina feiticeira
Majestosa, altaneira
Oh! celina brasileira
Dos meus sonhos tu és a primeira
Celina feiticeira
Majestosa, altaneira
Oh! cidade brasileira
Dos meus sonhos tu és a primeira
Minha saudação aos amigos, familiares e moradores dessa encantadora pequena cidade!!
Acesso:
Sul do Estado do Espírito Santo
Entre Alegre e Guaçuí
Acesso Rodoviário
BR-101 e BR-482
Distâncias
210 Km da CapitalFonte: http://www.ferias.tur.br/informacoes/1846/celina-es.html
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_2/celina.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns amei bjosss!!!!!
ResponderExcluirCelina City! Nossa cidade simples porém cheia de encantos e pessoas encantadoras! Parabéns pela postagem Érikinha!
ResponderExcluirBjossss
Isso aé vamos divulgar um dos melhores lugar para se viver....parabens querida....divulgue eu tb...rsrsrs...abraços e fica com DEUS...
ResponderExcluirConcordo plenamente com tudo qu foi dito acima, tb
ResponderExcluiramo Celina, apesar de ter vivido pouco tempo la, passo muito, quase nunca paro, tenho muitos parentes e migos lá,e muitas sds.
bjo no coração de cada Celinense ausente.
PARABENS ÉRIKA pelo blog ficou muito bom, deu até uma saudade da nossah terrinha.
ResponderExcluirbjaoooo
Me chamo Luiz Cláudio.
ResponderExcluirEu tinha 8 anos em 1986. Passei todo aquele ano morando em Celina pq nessa época o meu pai era responsável por vários funcionários que trabalhavam no "trecho", ou seja, construindo novas estradas. Moramos 2 meses em um alojamento para funcionários, depois em uma pequena pousada na rua da escola eu acho. Mas depois disso moramos em um hotel e enfim (rs) uma casa aconchegante onde certamente vivi os melhores momentos da minha infãncia. Sempre recordo desse lugar com muito carinho. Hoje com 33 anos de idade, eu volto no tempo e lembro de cada detalhe vivido nesse lindo lugar. Lembro de Dona Ruth e "seu" Carlos, um casal de idosos que tinham um tipo de pensão onde várias pessoas, principalmente trabalhadores compravam marmitas ou almoçavam por lá. Recordo com saudades dos cultos que eram realizados em alguns sítios e fazendas próximas. Lembro que adultos e crianças subiam no caminhão para irmos aos cultos. Lembro também de um sequência de árvores próximas da antiga estação. Meu Deus, eu brincava ali todos os dias de galho em galho... de uma árvore pra outra (meus olhos estão marejados) com algumas crianças de um antigo orfanato que existia logo em frente. Tem também um casarão (chegando de Alegre ao entrar em Celina é uma pequena subida a esquerda) aonde se espalhava uma enorme quantidade de café em sua área. Brinquei muito no córrego e tomei muito banho de cachoeira. Lembro de um senhor que tinha uma farmácia logo depois da antiga estação, nessa época apenas ele tinha telefone convencional e uma vez por semana íamos la para receber notícias de nossos familiares. Ah sim, logo ao lado dessa farmácia tinha uma casa aonde todos os dias bem cedinho, eu levava uma garrafa da PEPSI de 1 litro para encher de leite fresquinho que tinham acabado de ordenharem a vaca. São momentos meus, lembranças minhas vividas nesse pequeno lugar que muitos podem nomear como "fim de mundo", mas que para mim, FOI O LUGAR MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA.
Eu sempre digo que antes de morrer eu ainda irei retornar!!
Espero que a cidade e seus habitantes continuem cultivando a boa e velha hospitalidade.
Um beijo CELINA!!
OBS: Fazem 25 anos que tenho um desejo ENORME de voltar pra vc Celina!
Luiz, as árvores próximas a antiga estação ainda existem! Ainda secam café no terreno que você citou! O senhor da farmácia é o SR. Manoel, hoje aposentado, eu tamém me lembro daquele único telefone que existia lá!
ResponderExcluirLindaaaa a declaração que você fez a nossa cidade, com certeza você precisa voltar lá para ver com seus próprios olhos a mudança, Celina hoje possui posto de combustível, aumentou o número de ruas calçadas, possui "orelhões" nas esquinas e internet para os moradores! Mas não perdeu a simplicidade!
Também tenho saudades... é muito bom ter a oportunidade de crescer em um lugar simples e ao mesmo tempo tão rico...por nos oferecer o contato com a natureza, enfim... coisas tão simples que nas grandes cidades se perde!
Forte abraço celinense Luiz!
Obrigada pela visita ao blog!
Érika
Olá Érika como vai?
ExcluirE lá se foram 6 anos do meu comentário aqui no Blog.
Infelizmente eu ainda não consegui realizar o sonho de retornar a Celina, mas está muito próximo.
Pena que ainda não consigo ver com detalhes pelo google map a casa onde morei, inclusive os locais que me recordo.
Existe algum facebook ou site com + informações e fotos?
Fico super grato a vc Érika pela atenção e fineza ao comentar meu post anterior.
O senhor Manoel ainda está "entre nós"?
Irei me programar para tentar ir agora em julho para a festa julina.
O meu obrigado até aqui.
Um abraço a todos (as).
Sds,
Luiz Cláudio Sodré (é o meu facebook tbm).
Oi Érika, adorei seu blog...
ResponderExcluirTambém gosto muito de Celina!!!Lá passei bons momentos da minha vida. É um lugar inesquecível!!!
Ediane
Obrigada Ediane! Volte sempre ao blog, aqui o espaço é seu!
ResponderExcluirbj
Meus avós paternos Corina e Fausto de Sá eram proprietários do único hotel na ocasião, Hotel Celina, bem do lado de baixo da ferrovia, a uns 300 m, mais ou menos, da estação. Nós morávamos na mesma avenida, só que mais no seu final, no meio de uma ladeira, quase de fronte à mesma estação, numa casa de dois ou três pavimentos.
ResponderExcluirMeu pai, ex-combatente na Segunda Grande Guerra Mundial, trabalhava na Casa Ferraz, ao lado do Hotel do seu pai. Minha mãe era natural de Santa Angélica, onde seu pai, o francês Louis Laurien Vaillant, era proprietário agrícola.
Eu e meus dois irmãos, na tenra idade, divertíamos colocando “bombinhas” nos trilhos do trem só para ouvirmos os seus estalos quando da passagem da “Maria Fumaça”. Quanta peraltice!
Em 1954 fomos para Pancas, a noroeste do Estado, onde nosso pai estabeleceu-se como comerciante, no início de sociedade com o Sr. Ronaldo Lucindo, de Guaçuí-ES. Daí a Prefeito Municipal e Exator Fiscal.
Eu, depois de rodar o país como funcionário de carreira do Banco do Brasil, conquistei uma honrosa aposentadoria em 1997 como Assessor da Superintendência do mesmo Banco e venho dando prosseguimento à minha vida de escritor. Sou pai de cinco filhos, devidamente formados e pós-graduados, três ainda no Brasil, uma em Boston-UEA e a outra em Dublin-IE, além de avô de quatro netos.
Uma de minhas irmãs esteve recentemente em Celina e voltou emocionada, aguçando ainda mais a minha enorme vontade de voltar à minha querida terra natal. Ah, quanta saudade, ainda mais quando descobri este blog.
Mesmo longe estou contente
porque um orgulho me acalma:
sou um Celinense ausente
de corpo, mas nunca de alma!
Estou enviando alguns dos meus livros para a Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sirena Rezende Fonseca. Participo de alguns sítios da internet.
Genilton Vaillant de Sá
Escritor, poeta e trovador parnasiano
genilton.sa@bol.com.br
Praia do Canto – Vitória – ES
Genilton, muito bom ler um comentário tão emocionante quanto o seu!!!
ExcluirVc esta morando 3h de Celina, não deixe para depois, vem visitar logo a sua cidade!!!!
Estou escrevendo 02 livros, quem sabe futuramente Celina será o berço de grandes escritores? rs
Abraços celinenses
coincidencias da vida ! Sou amiga do Geniltonn ! Meu pai, Joao Dutra, ,morou na pensao do Sr Fausto ,quando mudou-se de Barbacena para o ES. Sempre ouvi essa historia qdo criança, em Pancas, onde nasci. Minha avo materna e' enterrada em Celina e pretendo, um dia, visitar seu tumulo. Amei l blog. Abraços.
ExcluirQuando eu vi as fotografias da Estação, aquelas crianças sobre o limpa-trilhos da máquina a vapor e o sobradinho que parece muito com o que morávamos, a saudade bateu-me forte e, junto dela, a inevitável inspiração. Veja o que compus ainda ontem mesmo:
ResponderExcluirCelina, meu Céu
(Soneto decassílabo misto de sáfico e heroico)
Genilton Vaillant de Sá
genilton.sa@bol.com.br
Praia do Canto – Vitória - ES
Quantas vezes me pego divagando
pelos meus bons momentos de criança!
Ah! como é bom viver de vez em quando
esse enlevo que só o afeto alcança!
Busco no meu latim e vou formando
a tese com as dicas da lembrança:
“celi” de um Céu divinamente brando;
“ina” de relação ou semelhança!
Por elisão, apócope ou sina,
tudo conspira, enfim, só a favor
do meu torrão natal: linda Celina!
Reduto alegre do mais puro encanto,
onde reside a paz, que inspira o amor,
e leva este seu filho a amá-la tanto!
Genilton, parabéns pelo seu texto sobre Celina. Não sabia que seus avós paternos eram donos de hotel nem que seu avô paterno era francês. Pelo bucolismo da cidade, vejo onde você encontrou sua veia poética... Um abraço fraterno de parabéns do velho JAC
ResponderExcluirN a foto da estação ferroviária há um engano. Quando os trilhos foram retirados não existia mais em funcionamento a "maria fumaça" e sim uma locomotiva movida a óleo.
ResponderExcluirMe chamo Celina. Tenho curiosidade de conhecer essa cidade que leva meu nome.
ResponderExcluirdeveriam preservar estes casarões, no futuro serão o ponto turistico dai. celina ta crescendo mas com o progresso tem que vir a preservação do patrimonio da pena e nó no coração aov er os casarões sendo destruidos com o tempo..
ResponderExcluirdeveriam preservar estes casarões, no futuro serão o ponto turistico dai. celina ta crescendo mas com o progresso tem que vir a preservação do patrimonio da pena e nó no coração aov er os casarões sendo destruidos com o tempo..
ResponderExcluirdeveriam preservar estes casarões, no futuro serão o ponto turistico dai. celina ta crescendo mas com o progresso tem que vir a preservação do patrimonio da pena e nó no coração aov er os casarões sendo destruidos com o tempo..
ResponderExcluirBoa tarde Érika Mezabarba Riva! Com que prazer faço este comentário! Encontrei sei Blog, enquanto fazia algumas pesquisas sobre a terra abençoada onde nasci. Nasci em 1941, no sítio do meu avô Reginaldo José da Veiga às margens da Estrada de Ferro, próximo à Caixa D'água e ao Túnel de Pedra, esse mais próximo de Celina. Inclusive, Érica, seu sobrenome é conhecido para mim, e aqui em Volta Redonda temos muitos conterrâneos: Mezabarba, Bertuci, Moreli, Emerik, Mapeli, Ragi, Mataveli, e muitos outros Érika. Até a uns 9 anos passados eu ia aí com minha família umas 3 vezes no ano, mas, agora já faz uns 3 que não volto. Amo minha terra. Fique com Deus amiga!
ResponderExcluirAdorei os comentários, há anos ouço falar em Celina, tenho um sonho em conhecer,ainda mais lendo os comentários. Gosto dessa simplicidade. Fiquem com Deus.
ResponderExcluirOnde se hospedar em Celina?
ExcluirElaine, em CELINA existe uma pousada "Cachoeira da fumaça"! Boa viagem!
ExcluirMorei em Celina entre 78 79 e 80 tenho muitos parentes lá, hoje minha irmã mora lá é cabeleireira,uma cidade acolhedora,saudades de lá.
ResponderExcluirO ponto que ninguém fala é a ignorância e a quantidade de abuso infantil que existem nesses lugares! Minha vó ainda mora aí e, quando criança, tbm morei. Não foi uma nem duas vezes as quais ouvi e vi o cometimento de abusos com crianças nesse lugar! É triste de se ver o alcance da ignorância das pessoas, ainda mais em ambiente de roça!
ResponderExcluir