Com área de quase 69 mil metros quadrados, o Parque Municipal Gruta da Onça é ideal para trilhas entre nascentes e riachos, cercados de exuberante vegetação de Mata Atlântica. Na entrada, uma grande onça de concreto protege uma nascente. Escadarias e caminhos íngremes levam a um belo passeio.O parque foi criado em 1988 e reinaugurado em 1996. Nele, as pessoas caminham ao som do canto dos pássaros, em companhia de mamíferos, como coelhos e macacos, e de répteis, a exemplo dos calangos e lagartos. O orquidário, as cinco praças e a capela ecumênica chamam a atenção dos visitantes. O parque também conta com um Centro de Educação Ambiental (CEA).Uma parada obrigatória é o Mirante da Pedra da Raposa. Ele oferece visões inesquecíveis da baía, do penedo e do porto, revelando algumas das mais belas paisagens de Vitória. Disponível em: Site PMV
Eu já fui:
Bom... coloquei uma enquete no blog sobre os locais que vocês gostariam de obter informações, atendendo aos pedidos, ou melhor a pesquisa... fui até a Gruta da onça com duas amigas. Muitas pessoas me disseram da fama de perigo que o parque possui, então... minha missão era desvendar esse mistério!
Logo na entrada nota-se que o Parque não é realmente muito movimentado, perguntamos o segurança da guarita da entrada se podíamos entrar tranquilas no Parque e ele nos assegurou que sim, que é supeeer tranquilo!!!
Foto: Érika Mezabarba
O Parque consiste em um morro/encosta arborizada, preservada ambientalmente. Adentramos pela trilha, ou melhor pela escada, notei que desce uma água com um cheiro forte de esgoto! Lá dentro o caminho é bem estreito e íngrime, apesar de possuir corrimão achei as escadas bem perigosas (por serem de pedras muito irregulares) para idosos por exemplo torna-se um risco!
Foto: Érika Mezabarba
Logo no início da trilha é necessário passar por uma gruta estreita, não é totalmente escura, mas dá um medinho, a estátua da onça fica em cima dessa gruta.
Há... para quem tem curiosidade, o Programa Gente na TV fez uma matéria bem bacana sobre o Parque:
http://www.youtube.com/user/Carlosafotoplay#p/u/170/QepIl2lZFr0
A segurança? Bom... como não há muito movimento no Parque, recomendo que você vá fazer a visita em grupo, pois existem poucos seguranças e eles não ficam espalhados pelo Parque. Nem fomos no orquidário, pois seria necessário que nos afastássemos da trilha principal (que leva até o mirante), também não achamos seguro seguir até o mirante, embora a curiosidade fosse grande não nos arriscamos.
Capela ecumênica
A gruta da onça da acesso à um bairro da cidade alta acho que o nome é... Forte São João. Muitos moradores usam a gruta como acesso, a questão é: você não sabe lá dentro quem é morador e esta apenas indo para casa, você não sabe quem é visitante e você não sabe se há alguém mal intencionado ali, então melhor não dar bobeira!!! Vá em grupo!!!
Quando fomos descer, na gruta estreita (onde fica a onça) encontramos o segurança do parque olhando lá para dentro e dando ordem à alguém, era um andarilho que estava ali e não queria sair da gruta e as pessoas ficavam com medo de passar com o cara ali dentro!!! Eles ficaram discutindo, nós descobrimos um caminho alternativo para não passar por ali e fomos embora com a conclusão: VOLTAR EM GRUPO!!!!!!
Acesso:
As pessoas chegam ao Parque Municipal Gruta da Onça pela rua Barão de Monjardim, que fica próxima à Casa do Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória. O agendamento é aconselhável no caso de visitas monitoradas, principalmente de escolas.Funcionamento: diariamente, das 8 às 17 horas.
Contato:
(27) 3132-1712 (agendamento)
3132-7290 (administração).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo contato!