Começando a semana com a cidade de São Mateus, localizada no Norte do Estado, a cidade é muito conhecida pelo balneário de Guriri. Mas falarei de Guriri exclusivamente outro dia, em homenagem a minha amiga Michele.
Os destaques para a cidade de São Mateus são esses:
Os Primeiros Colonizadores
Igreja VelhaOs primeiros colonizadores portugueses chegaram a São Mateus por volta de 1544. A partir daí a cidade começou seu desenvolvimento e não parou mais. A característica principal da economia de São Mateus é a diversificação das atividades aqui praticadas. Agricultura, pecuária, são fortíssimas e merece destaque especial o comércio que é referência no norte do estado e extremo sul da Bahia.
Há poucos registros sobre a povoação de São Mateus, a vila de São Mateus passou a dar obediência ao governo da Bahia, e , a partir desse momento, houve grande crescimento das atividades comerciais, pois muitas famílias iimportantes daquele Estado passaram a se mudar para São Mateus.
A Criação do Município de São Mateus
Cidade de São MateusA Vila de São Mateus passou a ser Município por Ato Provincial de 03 de abril de 1848. No entanto, não existe nenhuma comemoração nessa data, pois a celebração mais importante do Município acontece no dia 21 de setembro, quando se festeja também o início da colonização européia iniciada em 1544. A cidade recebeu o nome de São Mateus pelo fato de ter sido em um dia 21 de setembro (dia do evangelhista Mateus) que o padre José de Anchieta visitou a cidade.
Até o final da década de 1930, os meios de transporte de passageiros e mercadorias para toda a região norte do Espírito Santo eram os animais (cavalos e tropas de muares), os pequenos navios que aportavam em São Mateus e o trem de ferro.O Porto de São Mateus
Sítio Histório PortoO movimento no Porto de São Mateus era intenso, com os trapiches cheios de mercadorias para exportação. Os armazéns vendiam mercadorias aos moradores locais e aos da Vila do Interior como Barra de São Francisco, Nova Venécia, Boa Esperança, Jaguaré e outras, todas ainda pertencentes ao território de São Mateus. Por causa da pouca profundidade e largura do rio, em alguns lugares, os navios só podiam entrar ou sair de 15 em 15 dias, nas luas cheias e novas, quando as marés são mais altas.
Eu já fui:
Conheci as ruínas da Igreja Velha e fui também ao Sítio Histórico, os dois lugares rendem lindas fotos. Não conheci a vida noturna da cidade!
Quem conhece melhor a cidade tem dicas do que fazer lá?
Quem conhece melhor a cidade tem dicas do que fazer lá?
Acesso:
- Distância: 220km da capital Vitória
- Limites ao Norte: Conceição da Barra, Boa Esperança e Pinheiros.
- Limites ao Sul: Linhares, Jaguaré, Vila Valério e São Gabriel da Palha.
- Limites ao Leste: Oceano Atlântico.
- Limites ao Oeste: Boa Esperança e Nova Venécia.
Fonte: http://www.saomateus.es.gov.br/site/historia-sao-mateus.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo contato!