Fonte da imagem: http://www.rotacapixaba.com/atrativos-turisticos/praca-da-ciencia/
Lições de física e astronomia ao ar livre:
A praça, fundada em 12 de outubro de 1999, tem como objetivo ser uma escola à céu aberto onde as pessoas aprendem interagindo e brincando com os equipamentos existentes. Em um espaço de sete mil e quinhentos metros ficam distribuídos os onze "brinquedos" que focam no aprendizado de conceitos científicos vinculados à Física, Astronomia, Ciências e Educação Ambiental. As famílias são as que mais frequentam o local e, por isso, a Praça da Ciência possui projetos específicos para esse público. Como exemplo são realizadas oficinas pedagógicas aos domingos, o que une educação e lazer e, ainda agrada à todas as pessoas das mais diversas idades. s/d Rota Capixaba
Conheço uma fotógrafa, Miriam Neri, que fez books de noivas nessa Praça, as fotos ficaram lindas!!
Confira os experimentos
- Sistema Solar em escala: reproduz o sistema solar ao longo da praça, com dimensões proporcionais à realidade. Assim, pode-se ter noção do tamanho dos planetas, das distâncias entre eles e de suas órbitas em torno do Sol e também compreender os movimentos de rotação e translação.
- Relógio de Sol: marca o horário local por meio da sombra projetada pela luz solar, utilizando uma técnica bastante antiga.
- Espelho de som: mostra a reflexão do som, princípio utilizado pelos submarinos ou pelos morcegos com o intuito de localização.
- Elevador de mão: ajuda a explicar como o uso de roldanas reduz o esforço humano. Elas são largamente usadas nas indústrias.
- João teimoso: trabalha o equilíbrio. Pode ser usado com até seis pessoas de uma só vez.
- Prato giratório: é possível perceber, dentro do instrumento, a atuação das forças que surgem com o movimento giratório. Elas tendem a deslocar o automóvel para fora da estrada num trecho de curva, por exemplo.
- Balanços: esclarecem que a velocidade do balanço é influenciada pelo comprimento de sua corda.
- Alavancas: ajudam a explicar como o uso de hastes reduz o esforço humano.
- Plano inclinado: relaciona a distância em relação ao solo ao valor de velocidade numa queda.
- Gyrotec (também encontrado na Escola da Ciência Física): simula a falta de posicionamento espacial, sensação vivida pelo ser humano na ausência de gravidade. O gyrotec é utilizado pela Agência Espacial Americana (Nasa) no treinamento de astronautas.
- Refletor parabólico: concentra os raios solares em determinada área restrita, tornando possível a queima de objetos, como uma folha de jornal. É o princípio do fogão solar usado na Região Nordeste.
Horário de funcionamento:
8h às 12h e de 14h às 18h.
Domingo:
14h às 18h.
Agendamento das visitas:
Para as escolas, é preciso marcar hora. Para a comunidade, as oficinas ocorrem aos domingos, a partir das 15h30. Grupos acima de 15 pessoas devem agendar a visita por telefone.Acesso:
Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá, próximo à Curva da Jurema
Vitória -ES
Vitória -ES
Contato:
(27) 3345-0882
pracaciencia@yahoo.com.br
pracaciencia@yahoo.com.br
Fonte: http://www.rotacapixaba.com/atrativos-turisticos/praca-da-ciencia/
http://www.vitoria.es.gov.br/seme.php?pagina=pracadaciencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo contato!