Inaugurado em 2004, o Parque Botânico Vale em Vitória localiza-se no Brasil, Estado do Espírito Santo. Com área de 33 hectares, o parque está inserido no Cinturão Verde da Vale e mostra aos visitantes o processo de restauração florestal e conservação da Mata Atlântica, além de estabelecer a integração entre a comunidade e a Vale.
O parque possui flora diversificada com mais de 140 espécies de árvores, tais como pau-brasil, jacarandá e ipê, além da fauna silvestre, como caticoco, gambás, saguis e várias espécies de aves que podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas. O orquidário possui cerca de 500 mudas nacionais e internacionais.
O Parque Botânico Vale conta com uma infraestrutura para visitação e eventos com anfiteatro, salas de aula, parque infantil, estacionamento e módulos temáticos retratando o bioma do Espírito Santo e o ciclo do minério de ferro. Mensalmente, o parque oferece aos visitantes e universitários uma programação diversificada que busca difundir a cultura regional
Jardim Sensorial
Com o objetivo de promover um verdadeiro encontro com a natureza, a Vale desenvolveu o Jardim Sensorial. O espaço conta com uma estrutura que explora e estimula os cinco sentidos do ser humano. Para atender todos os visitantes, os orientadores do Parque Botânico Vale em Vitória receberam treinamento em Libras, a linguagem dos sinais utilizada por pessoas com deficiência.
Eu já fui:
O Parque Botânico Vale é uma das coisas bonitas que temos na Grande Vitória e que poucas pessoas conhecem, perguntei muitos conhecidos e raros são os que já foram. Com certeza por falta de divulgação, ou até mesmo pela falta de sinalização, para encontrar nós "rodamos" bastante com o carro!!!
Bom.. lá é super organizado, bonito, bem cuidado, possui estacionamento, sanitários (limpos), cantina, parquinho, biblioteca, jardim sensorial (não vi)... Aliás, deveria existir um mapa do Parque logo na entrada, para facilitar a localização do Jardim sensorial por exemplo!
Essa é a guarita que fica na entrada:
Esse lago lindooooo, considero a parte mais charmosa:
Todo o parque é cercado por essa cerca "marronzinha"; depois de alguns "esporros" do guarda percebemos que a cerca demarca a área permitida e proibida para pedestres:
Bom... Nessa área onde também tráfega veículos, eu concordo com a "cerquinha", afinal traz mais segurança. Mas o Parque quase todooooo? Inclusive impedindo acesso às sombras gostosas de muitas árvores, só por causa da grama?
Essa é a parte chata, quando você menos imagina tem um guarda te chamando a atenção, e eles não são nada delicados: "Vocês acabam de invadir uma área de reserva, se invadirem novamente vocês serão proibidos de entrarem no Parque novamente".
Pensei: Haaa.... pronto está explicado... derrepente é por isso que poucas pessoas frequentam o local, deve ter muita gente "fichada" nesse parque pelo fato de caminhar na grama!!! kkkkk Como disse o Gotardo "Na Europa os parques são todos gramados e as pessoas têm livre acesso, porque a grama do Brasil é proibida?
Esse vagão desativado ficou bem bacana e adivinhe o que tem dentro? Uma biblioteca!!!! Uaaa isso mesmo, uma biblioteca, legal né? Mas eu acho que não é permitido ler os livros do lado de fora :(
Um ótimo passeio para fazer com criança (desde que ela não saia correndo pela grama), muitas faziam a festa no parquinho e nesses brinquedos de madeira rústica.
Não sei se dá para fazer pic-nic já que não pode pisar na grama!!! :(
Local gostoso para namorar também!
A cantina aparece no fundo, atrás da plaquinha de adversão (que pede adivinha o que?):
Chega de protesto sobre a grama... já desabafei... Agora o protesto do horário: Fechar às 17h em pleno horário de verão? É uma maldade muito grande com as criancinhas que estão se divertindo e inclusive com as modelos que estão aproveitando a luz da tarde para fazer seus books!
Modelos? Isso mesmo... por ser um parque muito bonito, é super, ultra utilizado para ensaios externos, eu vi cada foto lindaaaaa nos sites de fotógrafos: noivas, gestantes, crianças, 15 anos, modelos...
Não resisti e decidi fazer umas fotos minhas lá também, para deixar você morrendo de vontade de pousar para alguns cliques, uma prévia das fotos:
Para quem quizer ser modelo por um dia, indico um excelente casal de fotógrafos: Tayrine e Gotardo http://raracena.wordpress.com/ Eles arrasam na fotografia contemporânea!!!
São lindos, super simpáticos, espontâneos, de bem com a vida... e o mais importante "super profissionais"! Aproveito para mandar um super beijo para eles!! Agradecer a paciência rs, o carinho e desejar que o sucesso continue sempre!!!
Micaelem obrigado por ter fotografado o Parque!!!!
Micaelem obrigado por ter fotografado o Parque!!!!
Acesso:
O trânsito estava impedido a partir de um determinado ponto na beira-mar, por isso não conseguimos seguir as orientações do site da VALE e nos perdemos!! rsrsr Então... descobrimos um caminho alternativo: Ao final da Praia de Camburi (sentido Vale mineradora), dobre à esquerda (última entrada do bairro Jardim Camburi), você vai passar em frente ao Rancho Beliscão, vai seguir reto, após um semáfaro você começa encontrar sinalização para o condomínio "Atlântica Ville", dirija-se rumo à esse condomínio, até encontrar uma ladeira, a entrada do parque esta no início dessa ladeira.
Funcionamento:
Terça a domingo das 08h às 17h
Avenida dos Expedicionários, s/n - Jardim Camburi – Vitória/ES
Informações e agendamentos: (27) 3333-6200
Avenida dos Expedicionários, s/n - Jardim Camburi – Vitória/ES
Informações e agendamentos: (27) 3333-6200
Trilhas: 8h30, 9h30, 14h e 15h.
Visita orientada à área industrial de Tubarão - 8h30, 9h30, 14h e 15h30.
Nas trilhas ecológicas, o visitante deve trajar calça e sapatos fechados. Nas demais dependências, é permitido o uso de bermudas e sapatos confortáveis para caminhada.
Crianças com menos de cinco anos não podem fazer a caminhada nas trilhas, tendo como opção as outras atividades recreativas do parque.