terça-feira, 24 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Parque Paulo Cesar Vinha
Um pouco da história...
Eu já fui:
Estive no Parque em um feriado, faz poucos dias e recomendo o passeio!
Foto: Érika Mezabarba Riva
Foto: Érika Mezabarba Riva
Foto: Érika Mezabarba Riva
Foto: Érika Mezabarba Riva
Foto: Érika Mezabarba Riva
Gildo LoyolaHoje, 28 de abril de 2010, está completando 17 anos do assassinato do ambientalista Paulo Cesar Vinha. Ele foi morto, com três tiros, por denunciar a extração ilegal de areia em uma área de restinga em Guarapari. O crime chocou a sociedade que se mobilizou na ajuda pela prisão dos criminosos.Os matadores do ambientalista foram os empresários Ailton Barbosa Queiroz, autor dos disparos, e seu irmão, José Barbosa Queiroz. Eles, como outros empresários, extraíam ilegalmente areia de uma área de proteção ambiental.
No dia 28 de abril de 1993, Paulo Vinha foi cercado e morto quando documentava com fotos uma área devastada do parque. Após três meses, os irmãos Ailton e José se entregaram, mas ganharam o direito de responder ao processo em liberdade.
A condenação veio após quatro anos: Ailton Queiroz recebeu condenação a 16 anos de prisão, mas recorreu da sentença e foi absolvido. Uma semana depois, José Queiroz foi absolvido. Ao ser julgado pela segunda vez, José Queiroz foi condenado a 17 anos, e ficou quatro anos preso. Depois que conseguiu liberdade condicional Ailton Barbosa Queiroz fugiu e só foi preso anos depois.Quem foi Paulo Cesar VinhaPaulo Cesar Vinha era natural de Conceição do Castelo, região serrana do ES, morreu aos 36 anos. Era biólogo, presidia a Associação dos Biólogos do Espírito Santo – e também integrava a Associação Capixaba do Meio Ambiente (Acapema). Foi fundador do Partido dos Trabalhadores no Município de Vila Velha e liderou, em 1978. Foi militante ecologista, participando ativamente nas lutas em defesa do meio ambiente, e atuou na luta pela demarcação de terras indígenas capixabas, e contra a instalação de uma usina nuclear no Estado. Era um grande conhecedor da restinga do Espírito Santo, além de especialista em identificação de fungos.Teve também destacada atuação nas lutas populares por transporte coletivo e moradia, chegando à posição de secretário de Transportes da Prefeitura de Vitória. Além disso, foi secretário geral da primeira diretoria da CUT-ES.Parque Estadual Paulo Vinha
Fotos:Lagoa de Caraís no Parque Paulo César VinhaO nome do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha foi uma homenagem ao biólogo e ecologista, um guerreiro da luta pelo meio ambiente. Sua história está na nossa memória e inspira continuidade de batalhas pela melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida. Disponível em: http://www.rog.com.br/claudiovereza2/mostraconteudos.asp?cod_conteudo=344
Bioma: Floresta Atlântica e Ecossistemas Costeiros
Área: 1.500 ha, criação: 1990
O Parque Estadual Paulo César Vinha está localizado entre a região Nordeste de Guarapari, balneário a 30 minutos de Vitória, e o sul de Vila Velha. Pertencente a Área de Proteção Ambiental de Setiba, a sede do Parque fica a 23 km da Rodovia do Sol, no km 36 que liga Vila Velha a Guarapari. O Parque Estadual Paulo César Vinha é uma homenagem ao biólogo de mesmo nome, que dedicou parte de sua vida à preservação desteParque, foi criado em 1990, com o intuito de preservar uma das mais importantes áreas de ecossistema de restinga.Possui 1.500 hectares e uma grande biodiversidade, associada à beleza de seus 11 km de praias, dunas, alagados, florestas de restinga, lagoas de águas escuras e ilhas costeiras.
O Parque é considerado uma das regiões mais ricas do Estado, em fauna e flora marinhas. A restinga é típica na região, e compreende uma das áreas mais ricas em variedades de ambientes do Sul do Estado: são matas, dunas, bromélias, cactos, ipês.Uma das principais atrações do Parque são as inúmeras lagoas que existem na região, além das dunas, alagados, áreas de manguezal, e a enorme variedade de espécies de frutos comestíveis.
Na região o visitante irá encontrar espécies raras de animais, como o ouriço-preto, a cegonha, a preguiça e diversas espécies da fauna marinha. Implantado em 1996, o viveiro local produz mudas de espécies nativas de restinga, que são usadas para recuperação de áreas degradadas, e estão disponíveis para a comunidade.
A água do mar é azulada e transparente e o visitante pode tomar banho nas lagoas de água salgada e de água doce como a Lagoa Vermelha e a Lagoa Feia.
O Parque possui trilha de 1.500 metros, com grau leve de dificuldade, que leva o visitante à bela Lagoa
de Caraís, ao lado da praia de mesmo nome. Próximo à reserva, estão localizados outros importantes pontos turísticos do Espírito Santo, como a praia da Ponta da Fruta, Setiba e o famoso balneário de Guarapari.
O local é ótimo para mergulho, com águas rasas e claras e intensa vida submarina.Fonte: http://www.vitoria-es-brasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=737:parque-estadual-paulo-cesar-vinha&catid=161:meo-ambiente-es&Itemid=446
Eu já fui:
Se você sair de Vitória basta seguir em direção a Guarapari pela rodovia do sol, logo após aquele pedágio de R$6 você começara a ver sinalização na pista (e é bem sinalizado).
Foto: Érika Mezabarba Riva
O Parque é muito bem cuidado, logo na entrada existe uma estrutura com estacionamento, banheiros, bebedouros, chuveiro... Fomos recebidos por um guarda que nos informou sobre o parque e o percurso da trilha.
Foto: Érika Mezabarba Riva
Foto: Érika Mezabarba Riva
Sobre a trilha que dá acesso à praia e as tão famosas lagoas...
São uns 2km. de caminhada até a praia, para chegar na Lagoa é preciso andar mais um pouquinho, o percurso é todo sinalizado. Deve dar uns 40 min. de caminhada, por isso é importante ir com roupas leves, usar boné ou chapéu e protetor solar, haaaa não deixe de levar um recipiente para levar água e se hidratar no caminho.
Quando chove a trilha alaga um pouquinho, nesse dia que fui havia chovido na véspera e alguns trechos estavam cheios de água, mas não chegava no joelho e se até eu atravessei qualquer um atravessa. rs
Pelo que fiquei sabendo não existe nenhum histórico de qualquer ocorrência de violência no local, mas eu recomendo que esse passeio seja feito em grupo (no mínimo umas quatro pessoas), pois a trilha não é muito movimentada.
Durante a caminhada você pode ver borboletas, pássaros e outros bixinhos!!! Esteja munido de máquina fotográfica para registrar tudo!!!
Foto: Érika Mezabarba Riva
O esforço compensa, olha que praia paradisíaca que você vai encontrar, com uma areia fininha e uma brisa refrescante. Pena que as ondas são fortes, sobre a profundidade não tenho informações.
Foto: Érika Mezabarba Riva
Eu não fui até a lagoa, pois era preciso retornar à sede do parque até as 17h (horário de fechamento), e fiquei sabendo também que no período da tarde pelo fato da maré estar cheia: a água do mar se une com a da lagoa e fica difícil atravessar. Mas busquei na internet uma foto que mostra bem o local:

Acesso:
O Parque é aberto a visitação pública, das 8 às 17 horas no inverno e das 8 às 18 horas no verão, mas as visitas em grupo devem ser marcadas com antecedência na sede administrativa.
Rodovia do sol
Guarapari-ES
Marcadores:
0800,
Eu já fui,
Para ir com criança,
Parque,
Praia
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Associação das Paneleiras recebe certificado da ONU
A Associação de Paneleiras de Goiabeiras (APG) ganha reconhecimento internacional. A APG acaba de receber o certificado 2010 Best Practices – Dubai International Award for Best Practices to Improve the Living Environment (2010 Melhores Práticas – Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas para Melhoria das Condições de Vida), distribuído pelo Município de Dubai, dos Emirados Árabes Unidos, e a Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT).
O trabalho realizado pela Associação, que tem o apoio da Secretaria de Cultura de Vitória, foi classificado nas categorias Engajamento Cívico e Vitalidade Cultural, Respeito à Diversidade Cultural, Redução da Pobreza, Geração de Trabalho e Renda, Geração de emprego, Igualdade de Gênero e Inclusão Social, Poderes de decisão para as Mulheres.
As iniciativas que satisfaçam os critérios para uma Melhor Prática são incluídas num banco de dados internacional e acessíveis à pesquisa. As lições aprendidas com as melhores práticas selecionadas são analisadas em estudos de casos e de guias e transferidos para outros países, cidades ou comunidades.
As implicações políticas e lições de Melhores Práticas são, ainda, incluídas no guia Estado das Cidades no Mundo – Relatório Cidades e no Relatório Global sobre Assentamentos Humanos.
As paneleiras
A APG foi criada em 1987 no bairro de Goiabeiras, que é um dos mais densamente povoados de Vitória. Seus principais objetivos são afirmar o ofício de oleiro, refletindo uma tradição indígena que se estende por quatro séculos entre os Tupi-Guarani e Una, tribos indígenas, promovendo o desenvolvimento econômico local e preservando a identidade cultural da região.
Atualmente 120 membros fazem parte da Associação, dos quais 80% são mulheres. O grupo existe para proteger estes trabalhadores, defender seus interesses e proporcionando-lhes condições de trabalho exigidas pelo seu ofício: fazer panelas de barro à mão, ao ar livre e coloridas com tanino, utilizando os recursos naturais de forma sustentável através de técnicas adequadas extrativistas que preservam o meio ambiente.
Um programa de educação ambiental focado na coleta sustentável do tanino e a aquisição de direitos de extração de argila no Vale do Mulembá também estão ajudando a preservar o ecossistema local.
A sede da Associação têm se tornado uma atração para os turistas em Vitória, tornando-se nacionalmente conhecida pela participação em eventos e ampliando as vendas de seus produtos em vários estados brasileiros.
Além disso, um selo de qualidade foi estabelecido para os utensílios de barro. Os resultados incluem aumento da produção e maior renda para famílias, com maior valorização deste ofício pela sociedade, e o reconhecimento e valorização da sua auto-estima entre esses ceramistas.
Reconhecimento nacional
Em 2002, esta prática foi registrada no Livro do Conhecimento - Ofício Paneleiras como parte do Patrimônio Cultural do Brasil, e agraciada com o Prêmio Top 100 de Artesanato, em 2006, pelo Sebrae.
Informações para a imprensa
Vitor Lopes e Brunella França
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Vitória
(27) 3132-8354 // 9956-3558 // 9827-1402
Fonte: http://clube-ccac.ning.com/profiles/blog/show?id=3038842%3ABlogPost%3A88595&xgs=1&xg_source=msg_share_post
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Praia da Costa
A Praia da Costa é um dos bairros mais nobres de Vila Velha ES. Vila Velha está a 5 km de Vitória, capital do estado, e possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por belas praias que são importantes ícones turísticos. É uma das praias mais famosas de Vila Velha em função da sua ocupação urbana, qualificada como de classe média alta, e também por suas belezas naturais. É uma praia bem frequentada e uma das praias preferidas pelos moradores de Vila Velha e turistas, ficando à apenas 3 km do centro da cidade.
Orla e Características
Sua orla é totalmente urbanizada com um belo calçadão e ciclovia, sem falar na bela paisagem verde do morro do moreno que é uma área de preservação e prática de esportes como o parapente. A Praia possui excelente rede hoteleira para receber os turistas que vêm nos fins de semana, feriados e na alta temporada. Você vai encontrar desde restaurantes chiques com pratos típicos e culinária estrangeira, assim como os quiosques à beira mar, onde é possível tomar uma cerveja, água de coco ou apreciar deliciosos petiscos.
O mar na Praia da Costa
Nesta parte do litoral. o mar apresenta ondas mais fortes no trecho sul e uma pequena enseada de águas rasas e transparentes na parte norte, proporcionando opções variadas para banho e prática de esportes. Ao longo do dia as pessoas vão banhar-se nas limpas e calmas águas da praia, levam as crianças para brincar nos playgrounds ao longo da orla ou praticam esportes (caminhada, corrida, musculação, futebol de areia ou esportes náuticos como caiaque e surf).
|
Eu já fui:
A Praia da Costa me surpreendeu, é bem bonita mesmo, a água parece limpa, possui trechos de ondas calmas. Porém é preciso tomar muito cuidado, pois me disseram que de um lugar raso para outro bem mais fundo a distância pode ser um passo!
Foto: Érika Mezabarba Riva
O calçadão está bem cuidado:
Foto: Érika Mezabarba Riva
Existem bons quiosques:
Foto: Érika Mezabarba Riva
Aparelhos para ginástica:
Foto: Érika Mezabarba Riva
Parquinho para as crianças:
Foto: Érika Mezabarba Riva
E uma das coisas que eu mais gostei, chuveiros:
Foto: Érika Mezabarba Riva
Não vi banheiros por lá, será que tem? Bom.. de qualquer forma.. gostei, recomendo!!! Há.. mas deixo avisado que é um pouquinho difícil para estacionar próximo à praia.
Bom final de semana para vocês!
Acesso:
Praia da Costa
Vila Velha - ES
Marcadores:
0800,
Fica em Vila Velha,
Para ir com criança,
Praia
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Ilha do Caranguejo

Carangomómel, é assim que o empresário Carlos Augusto, do restaurante Ilha do Caranguejo, batizou esse New Beetle estilizado. O carro foi comprado para essa finalidade e é usado para propaganda e eventos na capital. É uma ótima estratégia de marketing, por onde passa chama atenção. Fonte: http://www.vivendoavida.net/?p=4153
O restaurante fica em Jardim Camburi, têm esse nome por ser especializado em caranguejo, não entendo nada de caranguejo, pois não como peixe... nem frutos do mar ... rs. Mas o estabelecimento é bem famoso, fui conferir!
Eu já fui:
O local é bonito, iluminação adequada, temperatura agradável, muitos detalhes em madeira, vejam a foto:
Foto: Érika Mezabarba Riva
Foto: Érika Mezabarba Riva
Muitas estampas de floral na decoração (adorooooo), até nas luminárias !! Um charme!!! E por falar em charme... flores... olhem o cardápio que fofo!!!
Foto: Érika Mezabarba Riva
O atendimento é padrão, para as mamães uma boa notícia: Podem levar os filhos, têm espaço reservado para os baixinhos, com supervisoras que garantem também a segurança deles!
Foto: Érika Mezabarba Riva
Foto: Érika Mezabarba Riva
A comida? Os garçons passam à todo tempo de um lado para o outro com um caldeirão de caranguejos!! Mas eu provei foi esses pasteizinhos da foto, preço R$ 17,90 a porção, estava bom:
Foto: Érika Mezabarba Riva
Comi também essa batata frita, preço R$19,90 a porção, a batata também estava gostosa, o bacon estava bem crocante hummm :
Foto: Érika Mezabarba Riva
A única coisa que não gostei foi o barulho, por ser do lado do Coronel Picanha (mesmo proprietário) os ambientes são integrados, separados apenas por uma pequena grade. Aí...é muita gente falando alto nas mesas, somado ao som de duas tvs ligadas e o das crianças brincando rs. noss
Eu preferiria que cada ambiente fosse um pouco mais individualizado sonoramente; e ao invés das tvs gosto mais de música nesse tipo de local (não em volume absurdo) claro!!!
É isso... recomendo!!!
Acesso:
Rua Alcino Pereira Netto, 570
Jardim Camburi, Vitória-ES
Contato:
http://ilhadocaranguejo.com.br
27 3395-0244
Marcadores:
Bar,
Culinária,
Eu já fui,
Fica em vitória,
Opções noturnas,
Para ir com criança
Assinar:
Postagens (Atom)